Os Top 10 Vídeos de Gestão Ágil de Projetos (parte 1)

Por Rafael Targino | Agile

maio 05
Vídeos de Gestão Ágil

Neste post, vamos falar de alguns vídeos que eu utilizo no meu curso de Gestão Ágil de Projetos que ministro na PUC-Rio dede 2014. Neste primeiro semestre de 2018 estamos indo para a 6a turma e normalmente sempre abrimos uma turma por semestre.

A ideia deste curso é complementar o estudo do método Scrum e extrapolar a discussão em alguns pontos sempre presentes quando estamos participando da execução de projetos, que incluem a gestão da equipe, a divisão do trabalho, a motivação, a intermediação de conflitos, a colaboração, o emponderamento, entre diversos outros assuntos tão importantes na gestão de qualquer tipo de projeto, seja ele de desenvolvimento de software, de marketing, de recursos humanos ou qualquer outra área.

A cada semana do curso eu disponibilizo para a turma um vídeo relacionado aos assuntos já discutidos até então, e normalmente, começamos a aula seguinte com um bate papo crítico sobre cada vídeo. Os vídeos servem tanto para complementar o que foi falado e praticado em sala de aula, como também relembrar os assuntos já vistos, ou ainda, introduzir o assunto da aula seguinte. Todos os vídeos estão disponibilizados em português ou com legendas em português.

Dividi os 10 vídeos Top em alguns posts. Vamos aos dois primeiros:

Joi Ito - Quer Inovar? Torne-se um "Agorista"

Neste vídeo, Joi Ito mostra o poder das conexões das pessoas e como a internet empurrou o poder da inovação para as pontas, derrubando custos e promovendo a colaboração, a distribuição e a comunicação. E usando o exemplo do acidente nuclear no Japão, ele mostra como isto foi muito mais eficaz do que as inciativas privadas e governamentais. Ele comenta também sobre o "Poder da Atração", que é basicamente a ideia de puxar recursos da rede conforme a necessidade ao invés de estocá-los no centro e controlar tudo. Ele ainda fala sobre "Aprendizado mais do que Educação" e "Bússolas mais do que Mapas". Você consegue fazer um paralelo dessa abordagem dele com o Manifesto Ágil?

Adoro também a maneira como ele termina o seu TED e vou até transcrever aqui: "Então acho que a boa notícia é que embora o mundo seja extremamente complexo o que você precisa fazer é muito simples. Acho que é preciso parar essa noção de que você precisa planejar tudo, controlar tudo, estocar tudo e estar sempre preparado, e focar em estar conectado, sempre aprendendo, totalmente consciente e super presente!"

Se você estiver com pressa pode assistir apenas do início ao minuto 4:45 e depois retornar no minuto 9:06 até o final.

Modelos de Gestão Opostos: Chicken 3.0 X Sonho Grande

Na semana 2 do curso eu não indico apenas 1 vídeo, mas 1 vídeo e 1 resenha de livro dividida em 5 áudios.

Começamos pela resenha do livro Sonho Grande, feita pelo pelo mestre da comédia e da criatividade Murilo GunPrefácio | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5

Este livro conta um pouco da trajetória de sucesso do time do Jorge Paulo Lemann em várias empresas nas últimas décadas, culminando no grande sucesso da Ambev que praticamente consolidou o mercado de cervejas mundiais. Como pode ser visto no livro, a estratégia "sonho grande" é um modelo de gestão totalmente voltado para a eficiência, fazer sempre mais com menos e ter os melhores profissionais do mercado. Além disso, é fundamental neste modelo motivar as pessoas por meio da meritocracia e do partnership, fazendo com que apenas os profissionais com o melhor desempenho sejam mantidos na empresa.

Capa do Livro Sonho Grande

No outro lado da balança, temos o vídeo do  TED de Margaret Heffernan, que valoriza as conquistas em conjunto, promovendo o team building e um ambiente favorável ao desenvolvimento de profissionais com diferentes níveis de performance.

Neste vídeo ela conta uma história interessante sobre um time de super galinhas que foi montado para ter a maior produtividade possível em colocar ovos, mas no final o resultado não foi o esperado, Veja o vídeo para saber o que aconteceu com as galinhas! 🙂

Margaret Heffernan - Superchickens - Esqueça a Hierarquia Vertical no Trabalho

É inegável que abordagem "Sonho Grande" funciona, mas a que preço? Será que todas as pessoas compartilham que modelos mais voltados para eficiência, agressivamente incentivados, realmente são maléficos para o bem estar? E por que existem pessoas que topam trabalhar neste modelo e até realmente gostam?

Com estas duas abordagens na mesa, temos os insumos para um grande debate em sala de aula. É melhor meritocracia ou conquistas coletivas? Profissionais de alta performance ou times de alta performance? Partnership ou team building? Remuneração alta ou uma causa nobre? Muita pressão ou ambiente amigável? Definir a cultura ou construir a 4 mãos? Cultura do Fracasso (pode-se errar desde que tenha seguido o plano) ou Cultura da Experimentação (o importante é aprender com os erros)?

E você? De qual lado fica?

Gostou dos vídeos? Já conhecia eles? Deixe seu comentário se você assistiu algum deles e se o conteúdo foi relevante para vocês. Em breve irei publicar a 2a parte deste post.

Se você gostou deste post, este assunto, entre diversos outros que permeiam a gestão ágil de projetos e a gestão de pessoas, são discutidos no meu curso de Gestão Ágil de Projetos. Verifique a próxima turma no link acima.

Sobre o autor

Rafael Targino atua ajudando empresas e seus colaboradores a entenderem o processo de transformação do qual o mundo está passando e a se prepararem de forma adaptativa para cenários de complexidades e incertezas.

s2Member®