Top 10 Vídeos de Gestão Ágil de Projetos (parte 2)

Por Rafael Targino | Agile

jun 16

Desde 2014 eu ministro o curso de Gestão Ágil de Projetos na PUC-Rio. Neste primeiro semestre de 2018 estamos indo para a 6a turma e normalmente sempre abrimos uma turma por semestre.

Para complementar toda o aprendizado e discussão em sala de aula, a cada semana, disponibilizo um vídeo com a turma para discussão. Para ver os dois primeiros vídeos que eu recomendei, veja a parte 1 desta série de posts.

Neste post, seguem mais 3 vídeos do TOP 10 que eu recomento no meu curso de Gestão Ágil:

3) Tim Hardford - Tentativa, Erro e o Complexo de Deus

Este vídeo reforça o mindset de tratar a complexidade com experimentação (ou tentativa e erro), ao contrário de tentarmos ser os donos da solução (o que ele chama de Complexo de Deus). 

Porém, o que percebo em muitas empresas, é que a tentativa e erro é muito mal vista, sendo sinônimo de falha, incompetência ou falta de planejamento. Enquanto a cultura que não se pode errar prevalecer, dificilmente teremos espaço para coisas novas e aprendizado. O lado bom, é que estão cada vez mais surgindo Startups com esta mentalidade e ajudarão com os seus sucessos a mostrar para as empresas maiores que este é o caminho. Por isso, precisamos difundir o mindset da inovação, do MVP, pois se não, não teremos sucesso nos projetos ágeis!

E você, o que acha? Como era visto este assunto nas empresas por onde você passou?


4) Simon Sinek - Por que bons Líderes Fazem Você se Sentir Seguro

Neste vídeo, o escritor Simon Sinek, muito conhecido pelo "Golden Circle", nos brinda mais uma vez com a sua sabedoria, desta vez falando sobre confiança e cooperação. Ele fala sobre a importância do ambiente correto para as pessoas fazerem coisas notáveis e como grandes líderes inspiram a confiança, ao preferirem sacrificar os números ou os resultados ao invés das pessoas. Em outro trecho, ele destaca que confiança e cooperação são sentimentos, não instruções, então não há como você "mandar" alguém confiar em algo. É preciso conquistar!

E nas organizações? Como anda a confiança em nossos Líderes? Você acredita que estamos conseguindo desenvolver ambientes que promovam a confiança e cooperação? Por quê? 


5) Celeste Headlee - Dez Regras para Conversar Melhor

A boa comunicação dentro do time do projeto é fator primordial para semear a colaboração, o comprometimento e a multidisciplinaridade. Neste vídeo, Celeste Headle conta 10 regras para conversar melhor e termos uma boa comunicação. Algumas regras acredito que são muito poderosas e úteis para o time, mas principalmente para os papéis do Scrum Master e do Agile Coach, como "faça perguntas abertas", "se você não sabe, diga que não sabe" (não tenha o complexo de Deus) e "seja breve".

Quais dessas 10 regras vocês acham mais importantes para os ambientes corporativos e quais são as mais ignoradas?

Se você gostou deste post, este assunto, entre diversos outros que permeiam a gestão ágil de projetos e a gestão de pessoas, são discutidos no meu curso de Gestão Ágil de Projetos. Verifique a próxima turma no link acima.

Gostou dos vídeos? Já conhecia eles? Deixe seu comentário se você assistiu algum deles e se o conteúdo foi relevante para vocês. Em breve irei publicar a 3a parte desta série.

Confira todos os posts desta série: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

Sobre o autor

Rafael Targino atua ajudando empresas e seus colaboradores a entenderem o processo de transformação do qual o mundo está passando e a se prepararem de forma adaptativa para cenários de complexidades e incertezas.

s2Member®